Responsabilidade

Nos sonhos começam as responsabilidades.
W.B. Yeats

Errar é humano; atribuir a culpa a outro é ainda mais.
Max Jacob

Torne-se quem é, tendo aprendido o que é.
Píndaro

Tinha a consciência limpa: não a usava nunca.
Stanislaw Jerzy Lec

A sociedade é de fato um contrato. É uma parceria… não só entre aqueles que estão vivos, mas entre aqueles que estão vivos, aqueles que estão mortos e os que estão por nascer.
Edmund Burke

A alma que pecar, essa morrerá: o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre si.
Do Livro de Ezequiel

A maioria das pessoas não quer realmente liberdade, porque a liberdade envolve a responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo da responsabilidade.
Sigmund Freud

Onde há grande poder há grande responsabilidade, onde há menos poder há menos responsabilidade, e onde não há poder não pode, eu creio, haver responsabilidade.
Winston Churchill

O princípio da honra e da coragem consiste propriamente no considerar pequenos os males maiores, se são causados pelo destino, e, ao contrário, grandes, mesmo os menores, se forem causados pelos homens.
Arthur Schopenhauer

Eu não sou muito mas eu sou tudo que tenho.
Philipe K. Dick

A responsabilidade pertence à estrutura mesma de nossa vida. O homem se sente, desde logo, queira ou não, responsável pelo que faz, porque para fazê-lo teve de elegê-lo, decidir-se a isto, e somente pode executar isto justificando-o a si mesmo. A responsabilidade não é, pois, consecutiva de um ato humano, mas constitutiva. Como todo fazer precisa se justificar, ele já é, desde a sua própria origem, justificado ou injustificado, em suma, justo ou injusto. 
Julian Marías

Liberdade significa responsabilidade. É por isso que a maior parte dos homens a teme.
George Bernard Shaw

À pergunta estúpida “Por que eu?” o cosmos sequer se digna a responder “Por que não?”
Christopher Hitchens

Quem não quiser fazer as contas com as próprias coisas deverá ao fim fazer as contas com os próprios fantasmas.
Soren Kierkegaard

Suponhamo-nos confrontados com uma coisa desesperada — digamos [o bairro de] Pimlico. (…) Não basta para um homem desaprovar Pimlico; neste caso ele irá meramente cortar sua garganta ou se mudar para Chelsea. Nem, certamente, é suficiente para um homem aprovar Pimlico: pois então ele continuará Pimlico, o que seria horrível. O único meio de sair disso parece ser que alguém ame Pimlico: amá-lo com um laço transcendental e sem qualquer razão terrena. Se lá surgir um homem que ame Pimlico, então Pimlico se erguerá em torres de marfim e pináculos dourados; Pimlico se adornará como uma mulher faz quando é amada. Pois a decoração não é dada para esconder coisas horríveis: mas decorar coisas já adoráveis. Uma mãe não dá à sua criança um laço azul porque ela é tão feia sem isso. Um apaixonado não dá à sua garota um colar para esconder seu pescoço. Se os homens amassem Pimlico como as mães amam as crianças, arbitrariamente, porque é deles, Pimlico em uma ano ou dois poderia ficar mais belo do que Florença. Alguns leitores dirão que isso é mera fantasia. Eu respondo que esta é a atual história da humanidade. Isto, como um fato, é o modo como as cidades se tornam grandes. Retorne às raizes mais obscuras da civilização e você as encontrará emaranhadas ao redor de alguma pedra sagrada ou circulando algum posso sagrado. As pessoas primeiro prestam honras a um ponto e depois conquistam glória para ele. Os homens não amaram Roma porque ela foi grande. Mas ela foi grande porque eles a amaram.
G.K. Chesterton

A vitória tem cem pais e a derrota é uma órfã.
John F. Kennedy

O homem superior pensa na virtude; o homem inferior pensa nas posses. O homem superior pensa em sanções; o homem inferior pensa em favores pessoais.
Confúcio

Cada um é filho de suas obras.
Provérbio espanhol

A alegação de ignorância nunca levará embora nossas responsabilidades.
John Ruskin

Dostoievski escreveu: “Se Deus não existisse tudo seria permitido”. Eis o ponto de partida do existencialismo. De fato, tudo é permitido se Deus não existe, e por conseguinte o homem está desamparado, porque não encontra nem nele, nem fora dele uma possibilidade de se pendurar. Ele já não encontra mais desculpas. Se de fato a existência precede a essência, jamais encontraremos explicações fazendo referência a uma natureza humana dada e fixada; em outras palavras, não há qualquer determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Se, além disso, Deus não existe, nós não encontraremos à nossa frente valores ou ordens que legitimarão nossa conduta. Assim, não temos nem atrás de nós, nem adiante, no domínio luminoso dos valores, justificativas ou desculpas. Estamos sós, e sem desculpas. É neste sentido que digo que o homem é condenado a ser livre. Condenado, porque ele não se criou a si mesmo, e ademais é, não obstante, livre, pois uma vez que foi lançado no mundo, ele é responsável por tudo aquilo que faz.
Jean-Paul Sartre

Só o egoísmo e o ódio têm pátria;
A fraternidade, não.
Lamartine

Só há uma felicidade, o dever; uma consolação, o trabalho; uma alegria, o belo.
Carmen Sylva

Não existe amor sem responsabilidade.
João Paulo II

Responsabilidade… quem quer saber dela? Toda vez que acontece alguma coisa ruim é sempre assim: quem é o responsável?
Jerry Seinfeld

Só pode haver uma revolução permanente — uma que seja moral; a regeneração do homem interior. Como esta revolução acontecerá? Ninguém sabe como acontecerá na humanidade, mas cada homem a sente claramente em si mesmo. E ainda assim, em nosso mundo todos pensam em mudar a humanidade, e ninguém pensa em mudar a si mesmo. 
Leo Tolstoi

 

Se posso formular a pergunta “sou ou não sou responsável por meus atos?”, significa que sou.
Dostoievski

A primeira preocupação de um homem deveria ser evitar as reprovações de seu próprio coração; a segunda, escapar às censuras do mundo.
Addison

A falta de preocupação nos causa mais males do que a falta de conhecimento.
Bejamin Franklin

O menor dos pássaros não pode pousar na maior das árvores sem propagar um choque à sua mais distante fibra.
Lew Wallace

Eu me preocupo com meus deveres. Os outros objetos não me distraem.
Marcus Aurelius

Pois se alguém é em parte insano, ele também é, juridicamente, em parte são, e se alguém é em parte são ele é ao menos em parte responsável por suas ações, e se alguém é em parte responsável, ele é totalmente responsável; pois a responsabilidade é, como dizem, aquele estado no qual o indivíduo tem o poder de devotar-se a si mesmo a um propósito específico de seu livre arbítrio, independentemente de qualquer necessidade impositiva, e não é possível ao mesmo tempo possuir e não possuir tal auto-determinação.
Robert Musil

Cumpram o vosso dever e deixem o resto aos deuses.
Pierre Corneille

Porque não são por si mesmos os banquetes, as festas, o desfrutar dos jovens e das mulheres, os bons peixes e tudo o mais que pode oferecer uma rica mesa que fazem a vida feliz, mas o lúcido exame das causas de cada escolha ou recusa, a fim de expulsar os falsos sentimentos que são para a alma causa de muito sofrimento.
Epicuro

Minha consciência tem milhares de vozes,
E cada voz me traz milhares de histórias,
E de cada história sou o vilão condenado.
Ricardo III de Shakespeare

Vive-se com muitas más ações na consciência e algumas boas intenções no coração.
Pierre Reverdy

A consciência, na maior parte das almas, é como um soberano inglês: reina, mas não governa.
Mallock

Os homens em certos momentos são donos do seu destino; a culpa não é das nossas estrelas, mas dos nossos vícios.
William Shakespeare

Um governo é como um bebê: um tubo digestivo com um grande apetite numa extremidade e nenhuma das suas responsabilidades do outro.
Ronald Reagan

A responsabilidade de cada um implica dois atos: querer saber e ousar dizer.
Abbé Pierre

A primeira e maior ambição que um homem pode ter é a de cumprir o próprio dever.
Lubbock

Quando o seu dever está de acordo com as suas inclinações, desde aqui você começa a gozar o paraíso.
Loy

Das coisas que existem no mundo, umas estão em nossa mão, e outras não. Em nossa mão está a opinião, a suspeita, o apetite, o aborrecimento, o desejo e numa palavra, todas as obras que são nossas. Não estão em nossa mão o corpo, os bens materiais, nem a honra, nem o senhorio, nem em efeito nenhuma das coisas que não são obra nossa.
Epiteto

A consciência é um santuário sagrado onde só Deus pode entrar como juiz.
Lamennais

É justamente para preservar aquilo que é novo e revolucionário em cada criança que a educação deve ser conservadora, ou seja, garantir a “continuidade do mundo”.
Hannah Arendt

O dever… é o que se exige do outros.
Alexandre Dumas Filho

Tenho mais medo do meu coração do que do papa e de todos os cardeais. Trago dentro de mim o grande papa, o Eu.
Lutero

Não os direitos que um sujeito exercita, mas os deveres que ele se impõe lhe dão valores.
Barnay

Talvez seja melhor ser irresponsável e ter razão do que ser responsável e estar errado.
Winston Churchill

O sentimental é alguém que gostaria de gozar sem endossar a imensa responsabilidade do agir e do julgar.
James Joyce

O mais difícil não é cumprir o dever, é conhecê-lo.
Bonald

Ser nobre é o empenho da auto-superação constante, não a facilidade ou a luta pelos seus ‘direitos’. Noblesse oblige.
Ortega y Gasset

Cada um tem a responsabilidade moral de desobedecer as leis injustas.
Martin Luther King

Tenhamos fé em que o direito faz o poder, e nessa fé, até o fim, ousemos fazer nosso dever tal como o compreendemos.
Abraham Lincoln

Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo? Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim quando vier! Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens. Mas, se o tal administrador imaginar consigo: Meu senhor tardará a vir, e começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis. O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir.
Do Evangelho de Lucas

Liberdade significa responsabilidade. É por isso que a maior parte dos homens a teme.
George Bernard Shaw

Adeus, disse a raposa [ao Pequeno Príncipe]. Eis o meu segredo. É muito simples: não se vê bem a não ser com o coração. O essencial é invisível aos olhos… É o tempo que você perdeu por sua rosa que faz sua rosa tão importante… Os homens esqueceram esta verdade. Mas você não deve esquecê-la. Você se torna responsável por aquilo que domestica. Você é responsável pela sua rosa.
Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe

Um homem que consegue poupar energia após estudar deveria servir seu Estado. Um homem que consegue poupar energia após servir seu Estado deveria estudar.
Tzu-hsia, discípulo de Confúcio

Um passo atrás, após fazer uma curva errada, é um passo na direção certa.
Kurt Vonnegut

Somente os egoístas creem que o escopo da vida é a felicidade, os homens generosos creem que o escopo da vida é o dever.
Tarchetti

Onde quer que homens e mulheres sejam perseguidos por causa de sua raça, religião ou visões políticas, este lugar — neste momento — se torna o centro do universo.
Elie Wiesel

A ação surge não do pensamento, mas de uma prontidão à responsabilidade.
Dietrich Bonhoeffer

Homens que rejeitam a responsabilidade do pensamento e da razão só podem existir como parasitas no pensamento dos outros.
Ayn Rand

Viver à vontade é coisa de plebeu: o nobre aspira à ordem e à lei.
Goethe

O talento é um título de responsabilidade.
Charles de Gaulle

Quem quer ser livre tem de se fazer livre. A liberdade não é um dom encantado que cai no colo de um homem. O que é a liberdade? Ter a vontade de ser responsável por si mesmo.
Max Stirner

Só conheço um dever: é o de amar.
Albert Camus

Sociedade: sistema engenhoso para se obter benefícios individuais sem responsabilidade individual.
Ambrose Bierce

Como cada situação na vida representa um desafio ao homem e apresenta um problema para que ele resolva, a questão do sentido da vida pode na verdade ser revertida. No fim das contas, o homem não deveria perguntar qual é o sentido da sua vida, mas antes ele deve reconhecer que é a ele que se pergunta. Em uma palavra, cada homem é questionado pela vida; e ele só pode responder à vida respondendo por sua própria vida; à vida ele só pode responder sendo responsável. (…) A responsividade é a própria essência da existência humana.
Viktor E. Frankl

A política é a arte do possível, do alcançável — a arte do melhor à mão.
Otto von Bismarck

Unus pro ominibus, omnes pro uno — Um por todos e todos por um.
Moto dos cantões suíços

Ser humano é, precisamente, ser responsável. É sentir vergonha à vista da pobreza que não foi feita por nós. É ficar orgulhoso por uma vitória conquistada por nossos camaradas. É sentir, ao pormos nossa pedra, que estamos contribuindo para a construção do mundo.
Antoine de Saint-Exupéry

Confie em um caráter nobre mais do que em um juramento.
Sólon

Aja como se a máxima da sua ação devesse tornar-se, através da sua vontade, uma lei universal.
Immanuel Kant

Karsky – Eu encontrei seu pai na semana passada. Você ainda tem interesse em ouvir como ele está?
Hugo – Não.
Karsky – É muito provável que você venha a ser responsável pela sua morte.
Hugo – É virtualmente certo que ele é responsável pela minha vida. Estamos quites.
Jean-Paul Sartre em As mãos sujas

Nossas ações são como barcos que enviamos ao mar, e não sabemos quando ou com que carga retornarão ao porto.
Iris Murdoch

Podemos escolher o que queremos semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.
Provérbio chinês

Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos, sem memória não existimos e sem responsabilidade talvez não mereçamos existir.
José Saramago

Pode ser que vocês não sejam responsáveis pela situação na qual se encontram, mas se tornarão se não fizerem nada para mudá-la.
Martin Luther King

A religião é uma ilusão, corresponde, segundo uma impostação classicamente iluminista, ao evadir-se da humanidade numa condição de menoridade: em uma condição infantil de um humano que continua a delegar aos outros — à figura paterna (mas também materna) do Deus — a possível satisfação dos próprios anseios, antes que encaminhar-se à maturidade adulta da autonomia humana, ou seja a gestão, responsável em primeira pessoa, dos próprios anseios.
Sigmund Freud

O artista, em razão de sua consciência singular do seu tempo e do mundo no qual vive, torna-se a voz daqueles que não podem formular ou expressar sua visão da realidade. Neste sentido o artista é de fato a vox populi. Ou seja, ele é chamado a servir seu próprio talento, o que significa servir seu povo.
Andrei Tarkovsky

É bem assim: uma pessoa faz uma coisa baixa, e então não quer assumir as consequências por isso. Ela pensa enquanto puder esconder: não há nenhuma desgraça nisso.
Mark Twain

Seja a mudança que você gostaria de ver realizada no mundo.
Mahatma Gandhi

Uma nova posição de responsabilidade irá usualmente mostrar que um homem é uma criatura muito mais forte do que ele supunha.
Willliam James

Há só um meio de salvação para você: tome a si mesmo e faça-se responsável por todos os pecados dos homens. Pois de fato é assim, meu amigo, e no momento em que você se fizer sinceramente responsável por tudo e por todos, você verá imediatamente que é realmente assim, que é você o culpado em nome de todos e por todos.
Dostoievski