Mestres maestros

Duas cartas de Arturo Toscanini a Giacomo Puccini

I. P.S., HOTEL MILÃO, PALERMO; A GIACOMO PUCCINI, STABILIMENTO RICORDI, VIA OMENONI, MI; PC; NYPLTL

6-4-1893

Meu querido Maestro Puccini,
Alguns dias atrás, tive o prazer de ser contatado pela Agência Cambiaggio para dirigir Manon em Trento durante a próxima temporada.

Não ouvi mais nada sobre isso. . . talvez isso não aconteça? Espero que sim. – No caso de o negócio sair, eu pediria que você fosse tão bom para ter em mente os seguintes excelentes músicos de orquestra – Uldarico Giraud e Adolfo Melò; o primeiro é um violoncelista principal com poucos rivais, o outro um contrabaixo principal excepcional e ambos estão atualmente trabalhando sob minha direção. No caso de eu não estar envolvido, se alguns outros planos para Manon forem feitos sem minha participação, proponha-os para a mesma posição, e você ficará muito satisfeito.

Meu querido maestro, vou acrescentar meu modesto aplauso aos muitos lábios unanimes do público e jornais sobre sua “Manon”. Por favor, aceite isso, pois, se por nada mais, certamente tem a virtude da sinceridade. Envio-lhe os melhores cumprimentos e aperto sua mão carinhosamente.

A. Toscanini

II. PARA GIACOMO PUCCINI, (MI?); COLL. ROBERT HUPKA, NY

Pisa 1-3-94.

Meu querido Puccini.

Amanhã é o primeiro ensaio de orquestra com todos, cantores e coros. Se você quer honrar-nos com sua presença, faça isso e o mais rápido possível. Devemos estreiar na próxima quarta-feira. Eu não preciso dizer-lhe que estamos à sua disposição no que diz respeito às despesas, etc. etc. O tenor Rosati é um cretino, mas ele compensa esse infortúnio com uma voz bonita, calorosa e expressiva. O barítono Bucalo, um presente de D’Ormeville, não me convence de nada, mas já cantou [o papel de Lescaut] em Ferrara e foi bem. O resto está acontecendo. Venha em breve e me avise por carta ou por telegrama.

Diga ao Blanc para me enviar duas cópias da última edição de Manon.

Tchau. Saudações de Corsi e um aperto de mão de seu

Aff. A. Toscanini

 

Verdi em dois tempos

Em maio de 1872, tendo viajado duas vezes para assistir a Aida, um cavalheiro italiano chamado Prospero Bertani decidiu escrever uma carta de queixa ao compositor da ópera, e pedir seu dinheiro de volta; não apenas para o espetáculo, mas também para as despesas dele. Verdi encaminhou a carta ao seu editor, Giulio Ricordi, com instruções. Para o desânimo de Bertrani, mais tarde, Verdi ordenou que sua carta de queixa fosse publicada em vários jornais italianos.
St. Agata, 10 de maio de 1872
Caro Giulio,
Ontem recebi de Reggio uma carta que é tão divertida que eu estou enviando para você, pedindo que você realize a comissão que estou prestes a lhe dar. Aqui está a carta:
Reggio, 7 de maio de 1872
Muito honrado Signor Verdi,
No segundo deste mês, atraído pela sensação que sua ópera Aida estava fazendo, fui a Parma. Meia hora antes do início da apresentação, eu já estava no meu lugar, nº 120. Admirei o cenário, ouvi com muito prazer os excelentes cantores, e me esforçava para deixar que nada me escapasse. Depois que a performance acabou, perguntei-me se eu estava satisfeito. A resposta foi negativa. Voltei para Reggio e, no caminho de volta na carruagem ferroviária, ouvi os veredictos dos meus companheiros de viagem. Quase todos concordaram que a Aida era uma obra do mais alto nível.
Então, eu concebi o desejo de ouvi-la novamente, e assim, voltei para Parma. Eu fiz os esforços mais desesperados para obter um assento reservado, e havia uma multidão, então tive que gastar 5 liras para ver a performance com conforto.
Cheguei à seguinte conclusão: a ópera não contém absolutamente nada emocionante ou eletrizante, e se não fosse pela paisagem magnífica, o público não se sentaria até o fim. Ela irá preencher o teatro mais algumas vezes e depois juntar poeira nos arquivos. Agora, meu querido Signor Verdi, você pode imaginar meu arrependimento por ter gasto 32 liras por essas duas apresentações. Adicione a isso a circunstância agravante de que sou dependente da minha família, e você entenderá que seu dinheiro se coloca na minha mente como um fantasma terrível. Por isso, me dirijo franca e abertamente a você, para que possa me enviar essa soma. Aqui está a conta:
Ferrovia, indo: 2.60
Ferrovia, retornando: 3.30
Teatro: 8.00
Jantar desagradavelmente ruim: 2.00
Duas vezes: 15.90
Total: 31.80
Na esperança de que você me tire desse dilema,
Com sinceridade,
Bertani
Meu endereço: Bertani, Prospero; Via St. Domenico, nº 5.
Imagine, se para proteger um filho de uma família dos fantasmas horríveis que perturbam sua paz, eu não deveria estar disposto a pagar aquela pequena conta que ele chamou a atenção! Portanto, por meio de seu representante ou de um banco, reembolse 27,80 liras em meu nome para este Signor Prospero Bertani, 5 Via St. Domenico. Esta não é a soma completa para a qual me pergunta, mas … para pagar o seu jantar também! Não. Ele poderia muito bem ter comido em casa !!! É claro que ele lhe enviará um recibo para essa soma e uma nota pela qual ele promete nunca mais ouvir minhas novas óperas, evitar o perigo de outros espectros e para mim a farsa de pagá-lo por outra viagem. . . .
* * *
Carta de Giuseppe Verdi a seu editor Giulio Ricordi de 14 de fevereiro de 1883, à ocasião da morte de Richard Wagner.
Triste Triste Triste!
Wagner morreu!
Lendo as notícias de ontem me vi, como dizer, aterrorizado. Não discutamos – é um grande indivíduo que nos deixa! Um nome que deixa uma obra poderosíssima na História da Arte!
Tradução: Leandro Oliveira